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A Abrasel protocolou no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) uma representação formal contra o iFood, alegando práticas anticompetitivas. Segundo a entidade, a plataforma teria se transformado em um “ecossistema digital fechado”, impondo serviços próprios como a solução de pagamentos com taxas acima da média do mercado, além de práticas de venda casada que aumentam a dependência dos restaurantes.

A representação pede, entre outras medidas, o fim da venda casada de serviços financeiros, mais transparência nas taxas e a desvinculação da logística do marketplace. A Abrasel também apontou o uso da inteligência artificial da empresa para privilegiar parceiros exclusivos e a expansão do controle para dentro dos salões com o “iFood Salão”.

Paralelamente, a associação solicitou ingresso como terceira interessada em ação movida pela Keeta contra a 99Food, reforçando que “as plataformas devem competir pela preferência de consumidores e restaurantes por meio de atributos como taxas competitivas, melhores serviços e inovação, e não pela captura de canais e parceiros comerciais com o objetivo de excluir concorrentes”.

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